Oficina vai ensinar ONGs a transformar dados em notícia - Escola Aberta do 3º Setor

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda e aceita nossa Política de Privacidade.

Se preferir, informe quais cookies você permite utilizarmos clicando aqui.

Política de Cookies

Cookies são arquivos que auxiliam no reconhecimento do seu acesso ao site. Para personalizar e melhorar sua experiência, sugerir conteúdos de acordo com seu perfil, e facilitando a navegação de forma segura. Abaixo, temos a descrição de quais são os tipos de Cookies que usamos . Caso tenha dúvidas, acesse a nossa Política de Privacidade.

Tipos de Cookies que usamos

Essenciais

Estes cookies são imprescindíveis para a operação do site. A opção de usá-los vem selecionada por padrão, pois sem eles, a navegação fica comprometida e você não consegue aproveitar algumas funcionalidades básicas que o nosso site oferece.

Escola Aberta do Terceiro Setor

Cursos

Notícias

Link copiado para área de transferência

Para fazer essa ação você precisar estar logado na plataforma.

No dia 3 de novembro, às 16h, a jornalista Adriana Silva, CEO da Agência Pauta Social, vai conduzir a oficina “Quando o dado vira manchete – A força dos números na visibilidade das ONGs”, dentro da programação da 5ª edição do Encontro de Comunicação e Captação de Recursos, evento on-line promovido pela ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), Instituto Filantropia e Escola Aberta do Terceiro Setor.

A atividade propõe mostrar, de forma prática e acessível, como as organizações podem usar dados próprios e públicos para fortalecer sua comunicação, elaborar pautas mais atrativas e aumentar suas chances de aparecer na mídia. A ideia é que os números passem a ser vistos não apenas como estatísticas, mas como ferramentas de storytelling e prova de impacto.

“Os jornalistas preferem, cada vez mais, histórias que tragam dados concretos. Ao apresentar números claros e facilmente compreensíveis, as ONGs podem aumentar a credibilidade de suas ações e garantir a atenção da mídia. Às vezes, um dado relevante é capaz de transformar uma simples história em uma grande manchete”, afirma Adriana Silva.

A programação do encontro também trará debates sobre o impacto das novas tecnologias na comunicação social. Entre os destaques está a palestra “Como a IA está mudando a forma de comunicar e captar no Terceiro Setor?”, que será apresentada por Amanda Riesemberg, CEO da BC Marketing, às 9h15, no mesmo dia. “A IA não veio substituir o olhar humano na comunicação e na captação. Ela veio potencializar o que fazemos de melhor: contar histórias com propósito e conectar pessoas a causas. O desafio agora é aprender a operar essa nova máquina”, afirma Amanda.

Com uma série de painéis e oficinas voltadas à inovação, o Encontro de Comunicação e Captação de Recursos busca fortalecer causas e iniciativas sociais, promovendo práticas criativas e colaborativas de mobilização e engajamento entre comunicadores, captadores e gestores do terceiro setor.

Para se inscrever no evento, acesse aqui.

(Redação ONG News)