Estão abertas as inscrições para a sexta edição do Edital da Água com foco na gestão sustentável da água na produção de alimentos para a garantia de segurança alimentar. Tradicionalmente, o programa do Instituto Mosaic apoia iniciativas comunitárias voltadas para a promoção e disseminação de tecnologias sociais de gestão dos recursos hídricos, acesso à água e saneamento básico e restauração e preservação de ecossistemas, priorizando projetos que beneficiem grupos minorizados ou sejam liderados por pessoas com perfil de Diversidade e Inclusão, como lideranças mulheres, pessoas na melhor idade, pessoas com deficiência, pessoas negras, indígenas ou não brancas e comunidades tradicionais.

Nesta edição, o edital traz como inovação o recorte para a primeira infância como novo grupo de prioridade, de modo a incentivar iniciativas voltadas para crianças de zero a 6 anos.

Atualmente, no Brasil, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estima que 1,1 milhão de crianças e adolescentes vivem sob risco de escassez de água, com pelo menos 3 milhões de crianças no território expostas aos impactos das secas extremas. A situação vem se agravando com o avanço das mudanças climáticas. O relatório publicado no ano passado, às vésperas da COP28, alertou para o elevado número de crianças ao redor do mundo sofrendo com os impactos das mudanças climáticas. Estima-se que uma em cada 3 crianças, totalizando 739 milhões, já sofre com a escassez de água.

O Edital da Água deste ano selecionará e financiará, com até R$ 45 mil, pelo menos 12 projetos inovadores com potencial de escalabilidade. Esses projetos serão liderados por organizações da sociedade civil ou instituições de ensino que deverão estar comprometidos com a recuperação e preservação de nascentes e áreas de mananciais, o aumento da vazão em cursos hídricos, a instalação de sistemas de saneamento básico, a disseminação de tecnologias sociais para tratamento de água e a promoção da gestão eficiente da água na produção de alimentos.

Outras informações:
Prazo: de 27 de março a 17 de maio
Municípios de abrangência: Barreiras | Candeias (BA), Catalão | Davinópolis | Ouvidor | Rio Verde (GO), Balsas | São Luis (MA), Rondonópolis | Sorriso (MT), Campo Grande (MS), Alfenas | Araxá | Conquista | Coromandel | Delta | Patos de Minas | Patrocínio | Sacramento | Tapira | Uberaba (MG), Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC), Bebedouro | Cajati | Campinas | Cubatão | São Paulo | (SP) Barra dos Coqueiros | Capela| Carmópolis | General Maynard | Japaratuba | Rosário do Catete (SE), Rio Grande (RS), Colinas | Palmeirante (TO)
Processo: preencher a planilha de inscrição disponível em https://bit.ly/editalgua2024mosaic; reunir os documentos obrigatórios e complementares; e enviar a documentação ao IDIS (editalagua2024@idisconsultoria.org.br), efetivando a inscrição.