Essenciais

Escola Aberta do Terceiro Setor

Link copiado para área de transferência

Para fazer essa ação você precisar estar logado na plataforma.

Atualmente é possível encontrar inúmeras dicas e modelos dedicados a elaborar o plano de ação perfeito para a captação de recursos. No entanto, antes mesmo de mergulharmos nas complexidades de um plano bem-estruturado, existem etapas fundamentais que precisam ser compreendidas e implementadas. Tais etapas são alicerce para qualquer estratégia de sucesso e, muitas vezes, são negligenciadas ou subestimadas.

A professora Patrícia Ortiz, empreendedora social, com MBA em gestão estratégica do Terceiro Setor e consultora com mais de 20 anos de experiência na área social, compõe o time da e-Hive, plataforma de cursos on-line que apoia a Escola Aberta do Terceiro Setor. No curso “Plano de ação para captação de recursos”, Patrícia trata desse assunto e muitos outros, destinado a quem estiver procurando especializar-se para aumentar os rendimentos de sua organização.

A captação de recursos é um processo vital para organizações que buscam financiamento externo para iniciar, continuar ou expandir suas atividades. Seja qual for a forma pela qual você buscará recursos para sua organização, ele será fundamental, pois:

• Define metas claras e mensuráveis;
  • Mapeia o caminho para o sucesso;
  • Alinha a equipe e os recursos;
  • Facilita a comunicação e o engajamento;
  • Permite avaliação e reajuste.

Em resumo, o plano de ação transforma a visão em um plano concreto, orienta a equipe durante o processo e assegura que cada passo dado esteja alinhado com os objetivos maiores da organização. Sem ele, as chances de atingir os resultados desejados diminuem significativamente, tornando a captação de recursos um desafio muito maior do que precisa ser.

Ao escrever um plano de ação, é essencial referenciar e alinhar-se com as finalidades estatutárias. Esse alinhamento não só garante a aderência à missão da organização, mas também aumenta a probabilidade de sucesso na captação de recursos. Um investidor geralmente avalia uma proposta de captação de recurso tendo junto o estatuto social para saber se o que aquele projeto se propõe a fazer está dentro do escopo estatutário daquela organização.

E, segundo Patrícia, os três princípios basilares que antecedem qualquer plano de ação para a captação de recurso, são:

1: conhecer seu público-alvo;
2: construir em conjunto;
3: manter o foco.

Se você deseja se especializar no tema, a e-Hive oferece o curso “Plano de ação para captação de recursos”, que aborda os próximos passos a partir desses três pontos fundamentais para captar recursos financeiros para sua organização ou para tornar-se um captador de recursos que presta serviços a organizações.