Em mais uma edição do Conecta Terceiro Setor, a professora voluntária da Escola Aberta do Terceiro Setor, Silvia Naccache, falou sobre responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e Terceiro Setor. Silvia é empreendedora social, palestrante, conteudista e consultora na área de voluntariado, além de conselheira voluntária da Abraps, Associação Brasileira para os Profissionais de Desenvolvimento Sustentável.

Além das novidades sobre gestão de programas de voluntariado, ela destacou que 2026 será o Ano Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Sustentável, atrelado à agenda 2030 (ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável é um pacto global que nós, cidadãos do planeta, elegemos como prioritários para que a gente tenha um planeta com mais qualidade de vida e sustentável. Essa Agenda é para Governos, para o mundo corporativo, mas é também para pessoas, com compromissos individuais” explicou.

Ainda segundo ela, a questão do meio ambiente, do planeta e a prosperidade podem ser executadas por qualquer cidadão. “As causas dos 17 ODS devem ser abraçadas e acolhidas pois falam da fome, da pobreza, da saúde, da qualidade da educação, dos nossos mares e oceanos, da vida na terra, questões ambientais do clima, das cidades, dos ambientes urbanos, da geração de emprego e renda, de igualdade de gênero, são causas que tocam todas as pessoas”, falou.

Para cumprir os 17 ODS até 2030 um longo caminho precisa ser trilhado por todos os países, mas segundo Silvia, ainda dá tempo para fazer muita coisa. “Estamos em uma chamada constante de ação para todos. Como indivíduo o que posso fazer para alcançar esses objetivos? Como cidadã posso começar uma atitude de gentileza e criar uma comunicação não violenta no meu ambiente. Onde eu estiver, posso trabalhar com redução de resíduos, posso atuar como voluntária também!”, destacou.

Mas para além dos 17 ODS, Silvia apresentou o ODS 0 (zero). “Este ODS é uma provocação para que tudo isso aconteça, a gente tem um caminho individual e pessoal de ter consciência dos grandes desafios que a Agenda 2030 nos aponta. Se gente fala de igualdade de gênero, é porque ela ainda não existe. Se falamos de qualidade de educação, é que precisamos disso ainda. Então, a provocação que o ODS 0 traz é do de trazer essa conscientização, essa reflexão com empatia, com compaixão, com solidariedade para esses grandes desafios”, explica.

Outras agendas que a gente tem em conjunto com outros países é “não deixar ninguém para trás”. Para Silvia, o Voluntariado é uma forma eficiente de cumprir essa agenda. “O voluntário é alguém que traz para si, para perto do seu coração, uma causa, um projeto e com responsabilidade e comprometimento. Ele vai doar seu tempo, seu trabalho, seus talentos e habilidades e muitos acabam conectando os seus projetos à Agenda 2030”, disse.

Segundo Silvia, tanto o voluntário de causas nas organizações da sociedade civil, como o voluntário empresarial, precisa se conscientizar ainda mais sobre a Agenda dos ODS, pois a última pesquisa Voluntariado Brasil 2022, em sua terceira edição, trouxe a informação de que mais de 30% da população brasileira, com mais de 16 anos, faz trabalho voluntário. “São mais de 57 milhões de brasileiros voluntários, mas em relação à Agenda dos ODS, 70% desses voluntários desconheciam os ODS. Eles se identificavam com as causas, mas desconheciam que havia esse compromisso global”, conta.

A consultora explica também o que uma empresa precisa fazer para ter seu programa de gestão de voluntariado atuando constantemente. “O primeiro passo é alinhar os direitos, deveres e premissas do programa. Planeje muito para que todos tenham regras de boa convivência, e acredito que seja fundamental para o sucesso do programa é além da transparência de uma boa governança, e ter uma boa comunicação interpessoal”.

Um destaque que a consultora fez durante a entrevista no Conecta Terceiro Setor, foi a divulgação de a ONU, Organização das Nações Unidas, declarou que 2026 será o Ano Internacional do Voluntário pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. “É um reconhecimento de gratidão a tudo o que os voluntários já fizeram e fazem pela Agenda 2030. Nós precisamos criar uma agenda brasileira para fazer esse reconhecimento, então vamos torcer para ser um marco especial também no Brasil’, destacou.

Para assistir à entrevista na íntegra, clique aqui e aprenda muito mais sobre o Terceiro Setor.