PROJETO PEDAGÓGICO
Projeto Pedagógico Institucional
OBJETIVOS EDUCACIONAIS DA ESCOLA ABERTA DO TERCEIRO SETOR
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Apoiar a formação de agentes do Terceiro Setor generalistas, com espírito público, capazes de dominar as competências e habilidades de sua área de atuação.
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Promover a capacitação do corpo técnico/administrativo das entidades do Terceiro Setor, buscando não só a melhoria dos serviços prestados por esses profissionais, mas também o crescimento profissional daqueles que fazem parte dessas instituições.
PRINCÍPIOS NORTEADORES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CURSOS
Diretrizes para desenvolvimento dos conteúdos:
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Capacitar para a cidadania;
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Estimular o conhecimento e o empreendedorismo;
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Promover a formação de profissionais comprometidos com a qualidade, o desenvolvimento do seu campo de atuação e a responsabilidade com as questões sociais, capazes de se adaptarem às mudanças que se verificam no mundo;
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Contribuir para que o profissional do Terceiro Setor possa modernizar os processos de trabalho e estrutura organizacional de desenvolver ações que permitam a interação do conhecimento com a prática;
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Promover a formação humanística do cidadão com capacidade reflexiva e crítica perante a sociedade, o Estado e o Mercado;
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Conservar e difundir valores éticos, notadamente, de liberdade, igualdade, solidariedade e democracia.
Competências e Habilidades
Levando em conta os elementos do cenário atual do Terceiro Setor e as diretrizes estabelecidas pela Escola Aberta do Terceiro Setor, as seguintes competências e habilidades devem ser estimuladas por meio dos cursos:
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Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
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Refletir e atuar criticamente sobre a esfera produtiva, sob seu controle e gerenciamento;
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Ter condições de utilizar de maneira eficiente os recursos materiais e financeiros disponíveis para o exercício profissional;
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Promover a percepção e consciência das implicações éticas do seu exercício profissional;
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Melhorar sua capacidade de elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações do Terceiro Setor e desenvolver novas organizações;
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Desenvolver capacidade para realizar consultoria interna em gestão, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais no âmbito de suas organizações;
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Desenvolver uma formação humanística necessária ao exercício da liderança.
Política de Orientação
O incentivo à produção de conhecimento com qualidade, relacionado com o seu contexto nacional sem perder de vista a formação ética e cidadã do profissional envolvido com o Terceiro Setor.
Ênfase à formação generalista que permita o desenvolvimento de seus alunos, de modo multidirecional, engajando-os socialmente.
Definições preliminares dos cursos
Público-alvo
Qualquer profissional que atue ou tenha interesse em atuar como dirigente, colaborador ou voluntário em fundações ou entidades associativas de cunho social.
Modalidade da Oferta
Os cursos são ministrados à distância em ambiente virtual de aprendizagem de acesso restrito.
Aplicação do curso e Inscrições:
Os cursos são ofertados em períodos específicos e o aluno realiza as atividades de acordo com o tempo que tem disponível dentro do período de oferta do curso. Esta é uma das principais características da modalidade EAD, o respeito ao ritmo individual de aprendizagem.
DIRETRIZES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
Carga horária
Todos os cursos oferecidos pela Escola Aberta do Terceiro Setor são organizados de maneira que a carga horária indicada contemple o tempo mínimo ideal para que o aluno percorra toda a trilha pedagógica do curso.
Critérios Pedagógicos para Certificação
Após a conclusão de todas as etapas propostas no curso e aprovação mínima de 75% nas avaliações das aulas, o cursista pode imprimir o certificado de participação, com indicação da carga horária cumprida e média de seu desempenho acadêmico.
Trilha de Aprendizagem
Aulas on-line precisam, necessariamente, oferecer doses equilibradas de interatividade, prática e reflexão, para que não se tornem apenas um vasto conjunto de conteúdos, sendo ofertados via tecnologia, mas alicerçado em uma metodologia pedagógica coerente.
Por isso, a partir da premissa de um modelo pedagógico que considera como essencial uma aprendizagem significativa os cursos são organizados por trilhas pedagógicas que auxiliam o aluno em seu processo de aprendizagem, favorecendo a sistematização de ação, de forma a evitar erros e desconfortos na navegação e acesso aos conteúdos.
Dessa forma as seções indicam o caminho que o aluno deve percorrer e por essa razão as denominamos trilha de aprendizagem e são compostas pelas seguintes etapas:
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Ponto de Partida: sondagem dos conhecimentos prévios a respeito do tema a ser estudado por meio de questões propostas pelos professores e que vão ajudar o aluno a identificar o quanto já sabe sobre o tema;
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Exposição do Conteúdo - Videoaula: exposição do conteúdo principal por meio de videoaulas dinâmicas e com propostas reflexivas;
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Saiba Mais: sistematização do conhecimento com auxílio de material complementar indicado pelo professor;
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Pense Nisso: problematização do conteúdo com questões reflexivas propostas no curso e que o aluno pode comparar com as respostas do professor;
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Praticando: estudos de caso, sugestões e práticas para fixação e aplicabilidade do conteúdo;
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Teste os conhecimentos: avaliação processual por meio de questionário de múltipla escolha sobre as questões abordadas nas aulas que indica se o aluno está aprovado nesta etapa ou deve rever suas respostas.
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