Vem aí a 1ª Semana Nacional Educação para Gentileza e Generosidade

A iniciativa, por um país mais gentil e generoso, terá lançamento de pesquisa e de prêmio, materiais e eventos exclusivos para mobilizar a população brasileira.

A Semana Nacional Educação para Gentileza e Generosidade acontece de 2 a 8 de outubro e promove os 7 Princípios da Educação para Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Sustentabilidade, Diversidade, Respeito e Cidadania (7PEGG), com materiais de engajamento gratuitos a toda a população, além de diversas iniciativas de mobilização e conscientização.


Uma iniciativa da primeira plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade, criada em 2019, a proposta é trazer soluções e exemplos de inspiração para reverter um mundo cada vez mais violento, intolerante, desigual, desrespeitoso, polarizado e competitivo. A escolha da primeira semana do “mês das crianças” está associada à importância de conhecer valores sociotransformacionais desde cedo: na infância ou o quanto antes.


Na programação, além dos resultados da 3ª edição da Pesquisa 3 Coisas que eu Quero Melhorar no Mundo, que traz a visão de crianças e adolescentes sobre a nossa realidade, também contaremos com a abertura das inscrições para a 3ª edição do Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade Escolas, que em 2021 teve como vencedor o projeto Rede SESI de Virtudes, o lançamento do Manual de Desenvolvimento Humano, com estratégias para levar os 7PEGG para programas de treinamento e capacitação, e do Curso de Formação de Professores, disponível na Escola Aberta do Terceiro Setor.


A mobilização será feita por diversos “Embaixadores EGG” convidando as pessoas à acessarem o site da Gentileza e Generosidade (https://www.gentilezagenerosidade.org.br/) para conhecer a plataforma, com suas metodologias e conteúdos exclusivos, qualificados, gratuitos e descomplicados para escolas, famílias, jovens, profissionais de mercado e formadores de opinião, assim como para baixar o kit virtual de comunicação da Semana Nacional EGG (https://www.gentilezagenerosidade.org.br/semananacional2022), incluindo artes para cartazes, camisetas, bottons, posts para redes sociais e uma canção inédita que vai ajudar a memorizar quais são e para que servem os 7PEGG.


Durante a semana, acontece uma edição especial do Programa Gentileza e Generosidade O Poder dos Jovens, em parceria com o Observatório do Terceiro Setor, e lives já confirmadas com os Escoteiros do Brasil e o Instituto Phi, parceiros estratégicos da EGG. E diversas escolas e secretarias da educação farão ativações em seus ecossistemas para promover a ação. Também serão anunciadas as participações da EGG nos eventos fiiS e EducaWeek, além da campanha #NatalSolidário, para doação de brinquedos, em parceria com o Instituto CCR e o Instituto Mauricio de Sousa, que vai até dezembro.


Para Marina Pechlivanis, idealizadora da EGG, “as transformações só acontecem de fato se forem sistêmicas, multidimensionais e interpúblicos. É gratificante ver estes princípios colaborativos cada vez mais em prática na rotina das escolas e das famílias, na fala dos jovens, na agenda de empresas, organizações e governo, e na pauta das notícias. Por isso esta é uma semana não apenas de conscientização, mas de comemoração também”.


O Movimento Bem Maior, é um dos parceiros que apoia a campanha da plataforma Educação para Gentileza e Generosidade por estar alinhada às propostas e valores que a organização acredita para a construção de um país mais justo e igualitário, tendo a educação como ferramenta de transformação social.

 

O objetivo da parceria é “fortalecer e aprimorar a educação integrando novas vozes, reconhecidas nacionalmente, para a mobilização da população brasileira na imprensa e na mídia, em diferente segmento de atuação, gerando visibilidade e reconhecimento para fortalecer a criação desta semana”, afirma Carola Matarazzo, diretora executiva do Movimento Bem Maior.


Aos interessados em participar, fiquem ligados em nossa plataforma através do link https://www.gentilezagenerosidade.org.br/ para acompanhar esta semana generosa, gentil e cheia de educação para todos. 


Sobre a Educação para Gentileza e Generosidade

A primeira plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade oferece soluções sistêmicas para diversos públicos. Para as escolas, metodologia com 26 planos de aula adaptados da renomada Learning to Give e adequados à nova BNCC, além de cursos e prêmios. Para as famílias, aulas práticas com vídeos, leituras e atividades. Para jovens lideranças sociais, eventos e oportunidades de conexão e visibilidade. Para a sociedade, estudos e pesquisas inéditos com crianças e jovens. Para as empresas e organizações, dinâmicas de desenvolvimento humano para programas de treinamentos. Tudo gratuito, descomplicado, acolhedor e acessível, e com base nos sete princípios da Educação para a Gentileza, Generosidade, Sustentabilidade, Solidariedade, Diversidade, Respeito e Cidadania, que são os 7 Princípios da Educação para Gentileza e Generosidade (7 PEGG). 


Para saber mais, acesse o link: https://www.gentilezagenerosidade.org.br/


Fonte: Assessoria de imprensa