Saiba o que muda no marketing com a LGPD

Atualizado: Abr 20


Diocélio Goulart

Com o propósito de fortalecer o Terceiro Setor por meio da oferta de conhecimento, a Escola Aberta do Terceiro Setor apresenta um curso on-line e 100% gratuito sobre a Lei de Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) com enfoque no marketing. O conteúdo é ministrado pelo professor voluntário e empresário Diocélio Goulart, professor consultor da Fundação Dom Cabral das áreas de marketing, estratégia e orientação técnica para empresas.


As aulas apresentam as principais características da Lei 13.709/2018 e trazem orientações específicas à área de marketing de uma Organização da Sociedade Civil, OSC, e também para profissionais de agências e empresas de comunicação, possibilitando o conhecimento necessário para as adequações na política de privacidade de dados, e-mail marketing, estratégia de consentimento, entre outros aspectos relevantes.


Diocélio elaborou um conteúdo rico e completo para os profissionais de marketing explicando pontos importantes da LGPD. “Os dados pessoais só podem ser coletados com consentimento explícito e que descreva de maneira clara o que está sendo coletado e para qual finalidade. É necessário detalhar ao usuário se haverá ou não o compartilhamento de dados”, explica.


Sobre coleta de dados de menores de idade, o especialista pontua: “nos casos envolvendo menores de idade, obviamente que isso não pode ser feito sem o consentimento dos pais ou responsáveis legais. Não será permitido o fornecimento ou venda dos dados sem autorização. Lembrando que o usuário pode revogar e solicitar inclusive a exclusão e correção dos dados em qualquer momento”. Goulart continua: “Outro ponto de atenção são os chamados dados sensíveis, essas informações dizem respeito a crenças religiosas, posicionamento político, condições de saúde, características físicas. Nenhuma organização pode fazer uso desses dados para fins discriminatórios. “Será indispensável que as organizações tenham proteção desses dados para garantir a integridade e atestar que não vazem essas informações. É essencial que toda organização disponha de sistemas que garantam a segurança e integridade, bloqueando o acesso indevido aos dados”, alerta o professor.


No curso LGPD para Marketing, você terá acesso ao conteúdo completo, explicação detalhada sobre a LGPD e o enfoque direcionado aos profissionais de marketing, com dicas, sugestão de ferramentas para auxílio na adequação dos processos, Guia LGPD e a Captação de Recursos, além de links que complementam o estudo sobre a lei. E ao finalizar, receberá seu certificado de conclusão do curso. Inscreva-se: ead.escolaaberta3setor.org.br.