Saiba como fidelizar os seus voluntários

Muitas organizações podem pensar que conquistar novos voluntários é mais barato do que manter os antigos. Mas na prática, o esforço é muito maior, já que é necessário começar do zero, recrutar, apresentar os valores e a atuação da instituição, e ainda correr o risco de não reter esse novo colaborador.


A fidelização aproxima o voluntário da organização, eles se tornam embaixadores da marca, vestem a camisa e com prazer e veracidade divulgam a organização, porque de fato acreditam no propósito, vivenciam e compartilham.


Para ajudar as OSC a fidelizar os voluntários, a Escola Aberta do Terceiro Setor lançou gratuitamente o curso Como Planejar e Desenvolver um Programa de Voluntariado, no módulo 5 o tema tratado é: Fidelize Voluntários, ministrado por Danusa Coutinho e Fernando Santos.


Com mais de 14 anos na área do voluntariado, Danusa apresenta os conceitos da fidelização, palavra originária do latim, que significa tornar-se fiel e leal. “Fides significa adesão e ao longo do tempo vem ganhando novos sinônimos, como: sinceridade, honestidade, confiança, retidão, responsabilidade. Fidelizar o voluntário é um processo de promover a adesão nos Programas de Voluntariado. Então, estamos falando de engajar, acolher, empoderar e conectar, porque os valores fundamentais do voluntário são aqueles que dão significado e importância à ação voluntária, representando o ideal de uma motivação consciente, ou seja, quanto mais sentido fizer para o colaborador, mais conectado estará com a ação voluntária”, ressalta a especialista.


Compartilhando aspectos práticos, Fernando Santos, cirurgião-dentista e diretor de Programas e Projetos na Turma do Bem, organização presente em todo o Brasil e em 12 países da América Latina que atua na saúde bucal da população, colabora nesse módulo com exemplos do dia a dia vividos por sua organização. “Um ponto muito importante para a Turma do Bem é a valorização do voluntário. Nós realizamos o evento ‘O Melhor Dentista do Mundo’, onde conseguimos valorizar nossos voluntários de uma forma que nenhum outro órgão relacionado com a Odontologia conseguiu, oferecemos situações e oportunidades em vivências únicas. E além disso, focamos no reconhecimento; os melhores dentistas do mundo passam a ser imortais pela Academia Brasileira de Odontologia", garante o diretor.


O curso aborda também o planejamento e a definição dos objetivos do Programa de Voluntariado, como recrutar, integrar e reconhecer seu trabalho na organização, além de uma reflexão importante sobre o valor do voluntário e os caminhos para o futuro do voluntariado no cenário atual.


Para acessar o conteúdo completo do curso Como Planejar e Desenvolver um Programa de Voluntariado, clique aqui.