Prosas lança o BIP, banco de projetos sem custos para organizações da sociedade civil

A Prosas, startup mineira atua há seis anos como plataforma de seleção e monitoramento de projetos por meio de editais, acaba de lançar o BIP – Banco de Incentivados da Prosas, que facilita o contato entre os projetos sociais aprovados em leis federais de incentivo e as empresas financiadoras, sem qualquer cobrança de comissão dos projetos sociais

incentivados.


Em 2019, a ABCR já alertava que empresas prestadoras de serviços aos patrocinadores devem ser remuneradas por eles e não com recursos incentivados. Em carta aberta encaminhada a centenas de patrocinadores de todo o país, esclarecemos que este tipo de cobrança é uma prática antiética e prejudica diretamente quem atua dentro da lei com captação de recursos para projetos incentivados, prestando serviços para as próprias organizações da sociedade civil.


Com o lançamento do BIP, a Prosas garante repasse de 100% do recurso investido para os projetos sociais e oferece às empresas uma alternativa mais rápida e menos custosa para apoio via Leis de Incentivo. Ao utilizar o Banco de Projetos, o processo que envolve planejar, selecionar, lançar e promover um Edital próprio é reduzido de três meses para três semanas.


“A nossa diretriz é facilitar o encontro entre os proponentes de um projeto social que esteja de acordo com os valores da empresa patrocinadora de forma mais ágil e com redução de custos. Para que os beneficiados sejam diretamente impactados, temos como objetivo destinar os valores integrais de repasses, sem intermediários. Dessa forma todos ganham em tempo e transparência”, afirma o diretor executivo da Prosas, Thiago Alvim.


Como os projetos sociais podem se inscrever?


Até 14 de setembro de 2022, o Banco de Projetos Incentivados recebe propostas de projetos já aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, nos Fundos da Infância e Adolescência e nos Fundos do Idoso. As inscrições são realizadas pela plataforma Prosas.


As iniciativas são armazenadas no BIP e a equipe de especialistas em investimento social da Prosas faz uma análise para escolha dos projetos mais indicados para a estratégia de financiamento das empresas que contratarem o Banco de Projetos.


Para saber mais, acesse bip.prosas.com.br.