Prestação de contas de qualidade para atender a 13.019/2014

Na série Escola Aberta Explica, no canal da Escola Aberta do Terceiro Setor no YouTube, o Procurador de Justiça, Tomáz de Aquino Resende, dá sequência ao estudo sobre a lei que rege as parcerias entre o Poder Público e as OSC. No episódio dessa semana o especialista orienta como realizar uma boa prestação de contas nas organizações de acordo com a Lei 13.019/2014.

O especialista garante que a Lei inovou na necessidade de ter transparência na gestão. “Essa inovação chegou com a determinação que exige que as organizações insiram em seus estatutos, como obrigação para contratar com o poder público, que tenha os registros contábeis na forma das normas gerais da contabilidade brasileira”, explica.

E os benefícios vão além, dr. Tomáz destaca que “a lei permite que dentro do Termo de Colaboração se estabeleça recursos também para o pagamento de assessoria jurídica e/ou contábil, o que é fundamental para que a organização consiga realizar uma boa prestação de contas e um bom serviço. Essa inovação é importantíssima para uma gestão mais profissional e com transparência”, destaca.

Acompanhe semanalmente os episódios a respeito do Terceiro Setor no YouTube. Inscreva-se e ative as notificações para não perder nenhum episódio. Neste espaço também estão à disposição outros vídeos especiais, com a contribuição de respeitados profissionais do Terceiro Setor que trazem temas fundamentais para o dia a dia das organizações da sociedade civil. Para saber mais sobre esse e outros temas ligados ao setor, se inscreva gratuitamente nos cursos da Escola Aberta do Terceiro Setor.