Planejamento Estratégico nas OSC

As Organizações da Sociedade Civil estão em constante busca para aperfeiçoar seus processos, com o foco de obter melhores resultados, mais clareza e segurança nas ideias e ações. E de fato, são passos cruciais e que influenciam no futuro, definindo a relação da organização e o cenário que ela atua.


Para os gestores que almejam mais segurança na elaboração do Planejamento Estratégico, a Escola Aberta do Terceiro Setor oferece o curso Gestão do Terceiro Setor que mostra que os conceitos e experiências bem-sucedidas devem ser replicadas e inovadas. O aluno terá condições de entender as variáveis que permeiam a gestão de uma organização social e implantar os conceitos e técnicas que serão apresentados no curso.


Paulo Sabbag, professor voluntário da Escola Aberta, trata em uma das aulas sobre o passo a passo do planejamento estratégico de maneira didática e clara nos diversos projetos de uma organização. “É muito importante considerar que o planejamento estratégico não serve somente para criar programas e projetos, ele serve também para reordenar as atividades corriqueiras da instituição”, enfatiza o especialista.


Paulo destaca a importância das ferramentas na construção desse processo: “cada estratégia visa alcançar algum objetivo, podemos usar duas ferramentas para essa conclusão, além de deduzir a partir da visão e da missão, usar a Análise Swot que é uma ferramenta interessante ou então completar com uma das ferramentas mais utilizadas no ambiente empresarial nos últimos 10 anos, que conseguimos adaptar para o uso do terceiro setor, o famoso Balanced Scorecard, conhecido como BSC”.


Elaboração de Projetos, Estruturas e Processo Organizacionais, Governança, Liderança, Gestão de Pessoas e Stakeholders, entre outros temas, também são destaques do curso. O conteúdo completo está disponível na plataforma da Escola Aberta do Terceiro Setor, acesse e se inscreva gratuitamente.