Os desafios da boa comunicação no Terceiro Setor

A correta tomada de decisão, tendo a comunicação como chave, é fator importante para gerenciar qualquer momento, incluindo as dificuldades. As organizações do terceiro setor passam por diversas situações e turbulências, como por exemplo, a atual pandemia do coronavírus. Realidade que chegou de maneira avassaladora e trouxe grandes desafios.


Comunicar é um ato natural dos seres humanos, mas nem sempre a mensagem é transmitida da maneira correta. Para ajudar os gestores e comunicadores que atuam nas OSCs, a Escola Aberta do Terceiro Setor oferta gratuitamente o curso on-line Aprendendo a Fazer uma Boa Comunicação, ministrado por Maria José da Costa Oliveira, Pós-doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.


“Vivemos um cenário de intolerância em diversas frentes, talvez a principal, seja em relação a diversidade de opiniões. Cada vez mais as pessoas estão demonstrando o quanto são egocêntricas e individualistas. Todos falam, poucos escutam”, diz a professora. O curso apresenta que a comunicação é mais do que estratégia, ela tem uma missão educacional, exigindo interação, participação, diálogo, debate, porque, ao invés de ser direcionada para as pessoas, passa a ser construída com as pessoas, transformando-se em forma de exercício da cidadania.


É com base nesse pressuposto que este curso objetiva demonstrar o papel da comunicação para as instituições que integram o Terceiro Setor; analisar os desafios que o atual cenário apresenta para a comunicação das entidades e as novas formas de comunicação capazes de gerar resultados para a sustentabilidade financeira, para a construção da imagem, reputação e marca da organização e sensibilizar a sociedade para as causas defendidas pelas entidades. Para acessar o curso completo inscreva-se: ead.escolaaberta3setor.org.br.