O que são o Primeiro, Segundo e Terceiro Setores?

A sociedade é um sistema complexo em que indivíduos convivem entre si e compartilham seus costumes, propósitos e preocupações. E a ordem sociopolítica compreende três setores tradicionalmente bem distintos. Há, portanto:


O Primeiro Setor, ou o Estado, que é representado pela Administração Pública; visto de forma ampla: a União, Estados, Distrito Federal, Municípios e suas empresas públicas e fundações públicas. Tem como sustentabilidade a arrecadação tributária.


O Segundo Setor, o Mercado, composto, em linhas gerais, pela iniciativa privada e particular; que pauta a atividade econômica do país. É composto por Sociedade Empresarias, que têm por finalidade o exercício de atividade econômica, que busca o lucro como resultado desse fomento da economia; e,


O Terceiro Setor. Neste, estão inseridas, dentre outras pessoas jurídicas, as associações de interesse social, as fundações de direito privado, as organizações religiosas e as cooperativas sociais, todas sem fins lucrativos e consideradas entidades de interesse de toda a sociedade.


Com enfoque neste cenário, a Escola Aberta do Terceiro Setor oferece gratuitamente o curso on-line Panorama do Terceiro Setor. Neste curso, os professores abordam de maneira didática e clara a diferença de cada um dos setores, além de apresentar o processo histórico, característico e atual do Terceiro Setor no Brasil. Com uma visão ampliada, as aulas trazem informações sociais das regiões brasileiras, além de apresentar as melhoras práticas do setor.


As Organizações da Sociedade Civil, OSC, termo que surgiu com a lei nº 13.019/2014, são as entidades com fins sociais, sem objetivo de lucro. Hoje o Terceiro Setor é composto por aproximadamente 800 mil organizações, segundo dados do Mapa das Organizações da Sociedade Civil, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


Quer saber mais? Entre agora: ead.escolaaberta3setor.org.br e se inscreva no curso Panorama do Terceiro Setor, Agente do Terceiro Setor. É gratuito e on-line.