O papel do Controle Interno nas Organizações da Sociedade Civil

Alcançar a sustentabilidade, transparência, controle, economicidade, eficiência e a eficácia que permitem a capacitação de recursos, a sobrevivência, e o crescimento das entidades do Terceiro Setor é o cenário dos sonhos de muitos gestores das Organizações da Sociedade Civil.


Mas alcançar esses objetivos requer conhecimento de informações técnicas e legais para sistematizar procedimentos, capacitar os membros da equipe gestora e operacional das entidades. E esse conteúdo está disponível gratuitamente na plataforma da Escola Aberta do Terceiro Setor, no curso O papel do Controle Interno das OSCs, ministrado pelo especialista Nailton Cazumbá. De forma didática e prática, ele apresenta processos que auxiliam os gestores a realizarem de maneira correta e, em obediência à legislação vigente, todos os passos relativos à aplicabilidade dos controles internos, a fim de garantir o cumprimento das normas e a eficiência na gestão, tanto dos recursos próprios quanto de terceiros administrados por elas.


Para implantar o processo, a organização precisa colocar em prática e conhecer de fato o passo a passo. O especialista Nailton destaca que “é imprescindível que as técnicas de acompanhamento, de monitoramento e de controle sejam efetivadas pela organização, e que haja sempre um comparativo do que deve ser feito, o que as normas exigem e o que de fato está sendo realizado”.

Como em qualquer organização, os dirigentes e demais membros que compõem os órgãos consultivos, operacionais e fiscalizadores das OSC, necessitam estar atualizados e capacitados para desempenhar suas funções, buscando alcançar a eficiência e a eficácia, que permitirão o crescimento sustentável dessas entidades. Acesse o conteúdo completo, inscreva-se no curso, clique aqui!