O futuro começa a ser construído hoje

A pandemia do novo coronavírus afetou drasticamente o mundo todo, mas vários futuristas internacionais dizem que ela gerou um acelerador de futuros, apressando mudanças que já estavam em andamento, como o trabalho remoto, a educação a distância, escrituras públicas digitais, compartilhamento de custos e espaços entre empresas e busca por sustentabilidade, seja empresarial ou cívica.


Entender que mundo é esse é importante para que possamos estar preparados para o que vem por aí. Porque uma coisa é certa: o mundo não será como antes. Por isso, a Escola Aberta do Terceiro Setor oferta gratuitamente aos seus alunos o conteúdo Enfrente e Siga em Frente, videoaula aplicada pela especialista em negócios e meio ambiente, Marilena Lavorato, conselheira Abraps e idealizadora do programa Benchmarking Brasil.


A profissional trabalha com boas práticas de sustentabilidade há mais de 20 anos e neste bate papo ela destaca a importância da construção do futuro com aplicabilidade das boas práticas de sustentabilidade, e compartilha com todos essa reflexão: “Se nosso futuro comum será resultado das nossas práticas presentes, então que elas sejam as melhores que formos capazes de desenvolver”.


O tripé das boas práticas é composto por Fundamentos, Mandamentos e Ferramentas, que são apresentados com detalhes na videoaula. A professora voluntária destaca que os Fundamentos têm três pontos muito importantes: Acuidade; Propósito e Talento. “A Acuidade é a capacidade que nós temos de percepção – temos que ter um olhar 360o graus, e avaliar o que está acontecendo. Aflorar a nossa configuração de cenários, o nosso poder de interpretação das situações que se formam, como identificar

para onde os ventos estão soprando, para você ajustar as suas velas”, sinaliza a especialista.


“Já o Propósito é a clareza da sua missão, onde é que você quer chegar? Sem essa certeza, identificar para onde os ventos sopram não faz o menor sentido, não terá a menor importância”, destaca a professora. E o Talento é a “nossa capacidade de execução”, ensina. Marilena ainda afirma que os três fundamentos se conversam, se conectam e estão integrados. “Eu diria que toda boa prática tem que estar integrada com esses fundamentos. Se desviar, estará desconectada da essência, e com certeza comprometerá muito o seu projeto, os objetivos, as metas de construir o seu futuro de maneira mais resiliente, segura, sustentável e preparada”, destaca a especialista em negócios e meio ambiente.


Assista à videoaula completa Enfrente e Siga em Frente e conheça os mandamentos e ferramentas das boas práticas de sustentabilidade. Acesse a plataforma social com cursos online e totalmente gratuitos: ead.escolaaberta3setor.org e ainda garanta o seu certificado de conclusão.