Livro | Inovação Social em tempos de soluções de mercado

Inovação Social está na moda. Enquanto lá fora o tema contou com amplo adensamento teórico e prático, no Brasil ele segue trajetória indefinida, ora sendo usado como selo de ‘boas práticas’, ora como empreendedorismo social. Compreender criticamente o tema e identificar como ele se relaciona com um conjunto de atores/temas – investimento social, negócios de impacto, organizações da sociedade civil, políticas públicas, ESG – é o principal mote deste livro. Enquanto muitos surfam seu modismo, outros ainda o encaram com perplexidade. Afinal, de qual inovação social estamos falando? Com as chamadas soluções de mercado e um setor privado cada vez mais ativo no enfrentamento das questões sociais, ambientais e climáticas, o cenário que se apresenta é repleto de perguntas. Como potencializar as chamadas soluções de mercado mantendo a essência crítica da inovação social? No fim do dia, por caminhos diversos, todos esses atores visam ressignificar sua essência em direção a um mesmo objetivo: serem relevantes para a sociedade. Embora a inovação social não tenha as respostas destas questões, ela nos convida a caminhar, evitando atalhos e saídas óbvias.

Este é o quinto livro de Fábio Deboni, ex-conselheiro do GIFE, sendo o primeiro pela Paco Editorial. Lançado em abril de 2022, está à venda aqui.