Garanta sua pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada CRCSP

Os profissionais da Contabilidade encontram na plataforma da Escola Aberta do Terceiro Setor seis cursos 100% gratuitos que geram pontuação para o Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo.


O setor da Contabilidade desde 2016 precisa cumprir as regras vigentes com as mudanças na Norma de Educação Profissional Continuada - NBC PG 12 (R3) e aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade que obriga que diversas categorias de profissionais contábeis cumpram o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).


A exigência mínima, nesse ano de 2021, é que o profissional tenha 20 pontos registrados. O programa consiste na realização de atividades, como cursos, palestras, seminários, convenções, treinamentos, autoestudos com o objetivo de manter, atualizar e expandir os conhecimentos e as competências técnicas dos profissionais da contabilidade de todo o País.


Conheça os nossos cursos e mantenha a sua pontuação em dia!


1. Gestão e Práticas Jurídicas e Contábeis Aplicadas às Igrejas e Organizações Religiosas

Apresenta as premissas jurídicas e contábeis que regem as organizações religiosas. São tratados os Fundamentos e as leis que embasam a gestão das igrejas e as organizações religiosas, bem como os principais aspectos que o profissional de contabilidade deve observar, e cumprir, para escrituração contábil dessas organizações.

2. Aspectos contábeis e jurídicos na captação de recursos

O curso tem a finalidade de trazer atualizações e abordagens de aspectos práticos e fundamentais para os profissionais da contabilidade nas organizações da sociedade civil ampliando seu entendimento e atuação na gestão contábil.

3. O cenário atual da Contabilidade do Terceiro Setor

Esta videoaula apresenta uma análise do cenário atual da Contabilidade do Terceiro Setor e aborda dúvidas recorrentes das organizações da sociedade civil como CEBAS, Isenções e Imunidades, trabalho voluntário, prestação de contas nas parcerias do Estado com o Terceiro Setor, além de outros temas que fazem parte do dia a dia da gestão e da contabilidade nas organizações.

4. Formalização e Manutenção de Organizações do Terceiro Setor

Devido ao crescimento das entidades sem fins lucrativos, denominadas de Organizações do Terceiro Setor ou Organizações da Sociedade Civil - OSC, e à extensão e importância das suas atividades, torna-se necessário que sejam direcionados esforços para uma eficiente organização administrativa, jurídica, contábil e tributária. Por isso, é importante compreender um pouco sobre o ritual de constituição de associações, organizações religiosas de cunho social e fundações, e mais ainda acerca do que é preciso para que tais organizações se mantenham vivas, ativas, formalizadas e em dia com suas obrigações estatutárias, administrativas, trabalhistas, contábeis, fiscais e tributárias.

5. O papel do Controle Interno nas OSCs

O curso visa apresentar informações técnicas e legais com o objetivo de sistematizar procedimentos, e capacitar os membros da equipe gestora e operacional das entidades, auxiliando- a realizar, de forma correta e em obediência à legislação vigente, todos os passos relativos à aplicabilidade dos controles internos, a fim de garantir o cumprimento das normas e a eficiência na gestão, tanto dos recursos próprios quanto de terceiros administrados por elas.

6. Balanço do exercício de 2020 e as Perspectivas de gestão das parcerias públicas das OSCs

O curso Balanço do exercício de 2020 e as Perspectivas de gestão das parcerias públicas das OSCs tem como objetivo instrumentalizar os participantes sobre o registro, apuração e encerramento das demonstrações contábeis das organizações da sociedade civil, bem como os impactos das parcerias públicas executadas relativo ao exercício de 2020, ano da ocorrência da pandemia pública sanitária ocasionada pela Covid-19.


Acesse a plataforma da Escola Aberta do Terceiro Setor e inscreva-se já!