Estratégias para mobilização de Recursos

Quem atua na área social ou é voluntário em alguma organização da sociedade civil sabe que quando o assunto é captação de recursos falamos de diversos desafios. E por sua importância esse é um tema recorrente nos debates apresentados nos diversos canais de comunicação da Escola Aberta do Terceiro Setor e, principalmente, nos cursos oferecidos gratuitamente em sua plataforma EAD.


Um deles, ministrado voluntariamente pelo professor Michel Freller, trata de 16 estratégias de mobilização de recursos mostrando como se busca recursos e a diferença principal entre fonte e estratégia. O professor Michel explica que a primeira ideia que temos ao falar no assunto é em dinheiro, porém, “não é só de recursos financeiros que uma organização vive e necessita. Ela precisa de recursos materiais, precisa de recursos humanos, voluntários ou profissionais”, ressalta o professor.


Nas aulas, ele aborda as principais estratégias de captação: por projetos, apoiadores de causa e geração de renda, explicando as estratégicas secundárias de cada uma delas. Por isso, o planejamento é fundamental, aspecto que o professor também trata no curso, trazendo pistas de como a organização pode executar essa etapa para que o objetivo da captação realmente aconteça.


O conteúdo é online, gratuito e está disponível para matrícula. A dica é que ao se inscrever você se programe para este tempo. O curso é uma grande ferramenta de estudo, por isso faça do início ao fim e aproveite o que foi preparado para você aprender mais a respeito desse tema tão importante.


E vale lembrar, já que estamos falando do assunto, que em breve acontece a 13ª edição do Festival ABCR, promovido pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos, com o tema: Conexões para mudar o mundo.


Além do professor Michel Freller, membro da ABCR e palestrante do evento, outros profissionais especialistas nessa área também participam da maior conferência de captação de recursos da América Latina e uma das principais no mundo. É outra oportunidade de conhecimento e trocas de experiências para quem é do setor. Para conferir a programação e se inscrever no Festival ABCR desse ano clique aqui.