Entenda como a OSC pode melhor administrar a captação de recursos

Captar recursos está diretamente relacionado ao trabalho da organização da sociedade civil e a boa gestão financeira vem em paralelo para garantir que a doação será bem gerida. Uma organização bem gerenciada passa a deter maior credibilidade junto aos demais atores sociais (governo, sociedade, agentes financiadores, entre outros), o que contribui para o bom desempenho financeiro da organização.

Em mais um episódio do Escola Aberta Explica, no canal da Escola Aberta do Terceiro Setor no YouTube, a advogada Ana Carolina Carrenho fala como a captação de recursos pode ser melhor administrada em uma OSC. “Em relação a captação de recursos, a organização precisa pensar em uma estratégia como atividade meio, numa lógica de rentabilidade, eficiência, de produtividade e que não afete e não desequilibre a sua finalidade social. Não adianta ser uma organização extremamente efetiva na venda e produtos, mas totalmente ineficiente na execução da atividade social”, pontua a advogada.

A especialista alerta que é importante que a OSC “execute uma atividade de interesse público e social, mas que tenha independência e autonomia financeira graças a uma estratégia de diversificação de fontes de recursos” orienta a advogada.

No Escola Aberta Explica você acompanha uma série de vídeos curtos e objetivos, com respeitados profissionais do Terceiro Setor, abordando temas fundamentais para o dia a dia das organizações da sociedade civil. Uma ótima dica para gestores, voluntários e profissionais em geral das OSCs. Não perca e acompanhe semanalmente os episódios no YouTube! Inscreva-se e ative as notificações para receber todas as novidades.

Para saber mais sobre esse e outros temas ligados ao setor você também pode se matricular gratuitamente nos cursos da Escola Aberta do Terceiro Setor que tratam dos aspectos gerais e jurídicos do setor:

· Noções Básicas do Terceiro Setor

- Intersetorialidade e Sustentabilidade

- Parcerias do Estado com o Terceiro Setor

- Jurídico

Conheça outros temas de destaque na Escola Aberta do Terceiro Setor, clique aqui.