Entenda a importância da Contabilidade

Desde os primórdios a contabilidade está presente na vida dos seres humanos. Nos antigos registros patrimoniais encontrados na Mesopotâmia (atual Iraque), os homens começaram a registrar os seus patrimônios, e os primeiros livros contábeis foram escritos em papiros (tipo de folha antecessora ao papel) e antes disso, esse controle era realizado em pedras.


Atualmente, o padrão internacional contábil é uma linguagem universal que o mundo inteiro entende. Lembrando que o método de registro das partidas dobráveis que se tornou conhecido pelo trabalho de Luca Pacioli, na Idade Média, continua válido até hoje. “Entre outras coisas, o que passou por atualização foi a prestação de contas. Não como se registra, mas sim, a forma que se apresenta”, ressalta Ronaldo Froes, Pró-Reitor de Graduação na FECAP, Doutor e Mestre em Ciências Contábeis e também professor voluntário do módulo Contabilidade do Terceiro Setor, que está disponível gratuitamente na plataforma da Escola Aberta do Terceiro Setor.


O especialista destaca que a contabilidade abrange toda a sociedade, os usuários são os mais diversos, como: investidor, fornecedor, cidadão, empresa, governo, sindicatos, banco, funcionário, entre outros.


Mas afinal, existe só um tipo de contabilidade? “Existem vários tipos de contabilidade, cada uma delas com seus propósitos específicos. A contabilidade atende a um sem-número de usuários interessados. Assim, tendo como fundamental questão a lisura da informação, a contabilidade pode fornecer informações em diferentes formatos para os diferentes usuários”, explica o professor.


Para acessar todo o conteúdo do curso Contabilidade do Terceiro Setor, inscreva-se em ead.escolaaberta3setor.org.br.