Educação de qualidade é um direito de todos

ODS e Terceiro Setor é o tema da nova temporada da Escola Aberta Explica, série publicada no canal da Escola Aberta do Terceiro Setor no YouTube. Neste espaço, diversos especialistas falam sobre as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS, e a Agenda 2030 para as nossas ações como indivíduos e profissionais atuantes no Terceiro Setor. 

 

No quarto episódio da série, a especialista Andressa Batelochio fala sobre o ODS 4 – Educação de qualidade – que tem como propósito: Garantir o acesso à educação inclusiva e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Ela esclarece que o ODS 4 é composto por 10 metas, que em linhas gerais afirmam:


1. Que todas as meninas e meninos tenham ensino primário e secundário de qualidade e com resultados de aprendizagem relevante e eficaz.

2. Garantir que todos tenham um desenvolvimento de qualidade na primeira infância.

3. Assegurar a igualdade de acesso à educação técnica, profissional e superior de qualidade.

4. Aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.

5. Eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.

6. Garantir a alfabetização e conhecimento básico de matemática a todos.

7. Garantir educação para desenvolvimento sustentável.

a) Construir e melhorar instalações físicas para a educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos.

b) Ampliar as bolsas de estudos para países em desenvolvimento.

c) Aumentar o contingente de professores qualificados.

Dentro desse panorama Andressa explica como a população pode colaborar para que o ODS 4 seja cumprido. “É importante que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável sejam promovidos dentro dos ambientes escolares. Esse tema deve ser potencializado e integrar a comunidade às práticas e atividades escolares, promovendo a co-criação de ações e promovendo troca de conhecimento e informações”, pontua a especialista.


Acompanhe no canal da Escola Aberta do Terceiro Setor no Youtube os episódios inéditos todas às terças e quintas-feiras sobre os ODS e Terceiro Setor. Inscreva-se e ative as notificações para não perder nenhum conteúdo. Também estão à disposição outros vídeos especiais, com a contribuição de respeitados profissionais do Terceiro Setor que trazem temas fundamentais para o dia a dia das organizações da sociedade civil.   

  

Para saber mais sobre esse tema inscreva-se gratuitamente no curso Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Terceiro Setor, produzido em parceria com a Abraps, Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, na plataforma de cursos online e gratuitos da Escola Aberta do Terceiro Setor.