Desperdício? A solução está em nossas mãos

ODS e Terceiro Setor é o tema da nova temporada da série Escola Aberta Explica, publicada no canal da Escola Aberta do Terceiro Setor no YouTube. Neste espaço, diversos especialistas falam sobre as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS, e a Agenda 2030 para as nossas ações como indivíduos e profissionais atuantes no Terceiro Setor.


Em mais um episódio, a especialista Luciana Caran fala sobre o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável. A meta principal desse ODS é acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria nutricional, além de promover a agricultura sustentável, segundo a especialista. 

Sobre a alimentação, Luciana destaca que ações básicas dentro de nossas casas são fundamentais para o cumprimento do ODS 2. “A perda é tudo que foi perdido até o alimento chegar até você, antes da compra. O desperdício, acontece dentro da sua casa”, ensina. A especialista relata ainda que no Brasil a taxa de desperdício de alimentos é bem alta. “A média de desperdício de comida no Brasil é de 47 quilos por pessoa, anualmente. Essa quantidade vai para o lixo! Podemos reverter isso mudando as ações dentro de nossas casas”. 


Neste vídeo especial ODS e o Terceiro Setor, Luciana sugere algumas ações pontuais, que se adotadas pela população podem significar grandes avanços. “Não façam compras grandes de mês. Existe uma parte da sociedade que tem o hábito de armazenar alimentos em casa, o que acaba gerando desperdício, principalmente com frutas e verduras. Ofereça alimentos para pessoas em situação de rua. Realize e participe de oficinas de aproveitamento integral dos alimentos. Plante a sua própria horta em casa e participe da construção de hortas comunitárias. Apoie campanhas de conscientização sobre desperdício”, enfatiza.


Acompanhe no canal da Escola Aberta do Terceiro Setor no Youtube os episódios inéditos todas às terças e quintas-feiras sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS e Terceiro Setor, se inscreva e ative as notificações para não perder nenhum conteúdo.  Também estão à disposição outros vídeos especiais, com a contribuição de respeitados profissionais do Terceiro Setor que trazem temas fundamentais para o dia a dia das organizações da sociedade civil. 

  

Para saber mais sobre esse tema inscreva-se gratuitamente no curso Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Terceiro Setor, produzido em parceria com a Abraps, Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, na plataforma de cursos online e gratuitos da Escola Aberta do Terceiro Setor.