Curso sobre Política Nacional de Assistência Social agora com tradução em libras


Os alunos da Escola Aberta do Terceiro Setor receberam um presente especial no mês de fevereiro: foi lançado o primeiro curso on-line com tradução em libras na plataforma.


Para estrear esse formato, o curso escolhido foi o Política Nacional de Assistência Social, PNAS, conteúdo desenvolvido pela Legião da Boa Vontade, em parceria com a Escola Aberta do Terceiro Setor, voltado a todos os interessados nesta política pública e aos participantes do programa da LBV de assessoramento e de defesa e garantia de direitos, a Rede Sociedade Solidária.


Dividido em três importantes módulos, o aluno recebe um material rico e completo, ministrado pela especialista Beatriz Fartes, que é formada em Serviço Social e mestre em Avaliação de Políticas Social. De maneira didática ela traça um panorama sobre a gênese da política social e a construção da governança participativa, política de Assistência Social e a Proteção Social Básica e Família.


A especialista fala sobre a importância do compromisso mútuo entre o Estado em ouvir a população usuária e da população usuária se fazer presente e participar dos espaços democráticos. “A consolidação das políticas sociais serão pensadas dentro de um viés coletivo e não mais na perspectiva de atender apenas interesses de uma pequena parte da população, pensando no coletivo, no bem-estar do povo”, ressalta Beatriz.


A Assistência Social é uma política pública de Seguridade Social, de extrema importância para enfrentar as desigualdades, a exclusão e reparar as injustiças cometidas às populações mais vulneráveis e invisibilizadas pela pobreza e falta de acesso a direitos fundamentais e sociais. O curso aborda o funcionamento da política pública da Assistência Social, como seus serviços estão distribuídos e o papel central da família para o Sistema Único de Assistência Social.


Para acessar o conteúdo completo do curso, cadastre-se aqui.