Como reduzir a desigualdade dentro de países e entre eles

Esta semana a série Escola Aberta Explica, ODS e Terceiro Setor, publicada no canal da Escola Aberta no YouTube, traz como tema principal o ODS 10 que tem como propósito reduzir a desigualdade dentro de países e entre eles.


O especialista André Tuon explica que esse Objetivo do Desenvolvimento Sustentável é dividido em 7 metas e 3 submetas, que englobam o aumento da renda das pessoas mais pobres, empoderamento dos indivíduos e igualdade de oportunidades das pessoas. “As metas também trazem a questão da participação e voz mais forte dos países em desenvolvimento em tomadas de decisão nas instituições econômicas e financeiras, políticas para migrações de pessoas e fluxos”, destaca o especialista.


André ressalta que os 17 ODS tem a missão de serem cumpridos até 2030 de forma global. “É importante lembrar que as metas trazidas pelas Nações Unidas (ONU) são globais, e um desafio que nós temos é o de regionalizá-las entre os países. Então cabe a cada país adotar a sua própria agenda com relação ao cumprimento dessas metas”, explica.

Na série Escola Aberta Explica, diversos especialistas falam sobre as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS, e a Agenda 2030 para as nossas ações como indivíduos e profissionais atuantes no Terceiro Setor. 


Acompanhe no canal da Escola Aberta do Terceiro Setor no Youtube os episódios inéditos todas às terças e quintas-feiras sobre os ODS e Terceiro Setor. Inscreva-se e ative as notificações para não perder nenhum conteúdo. Também estão à disposição outros vídeos especiais, com a contribuição de respeitados profissionais do Terceiro Setor que trazem temas fundamentais para o dia a dia das organizações da sociedade civil.