Como planejar e desenvolver um programa de voluntariado com resultados

Os voluntários são pilares fundamentais para as Organizações da Sociedade Civil, mas ainda há grandes desafios no momento de planejar e desenvolver um programa de voluntariado eficiente.


Em comemoração ao Dia Internacional do Voluntário a Escola Aberta do Terceiro Setor lançou, gratuitamente em sua plataforma EAD, o curso Como planejar e desenvolver um programa de voluntariado. O conteúdo especial conta com a curadoria de Silvia Naccache, referência no setor, e com a participação de 18 especialistas e organizações do Brasil que compartilham definição de objetivos, comunicação interna e externa, engajamento dos colaboradores, conceitos e práticas sobre como desenvolver um programa de voluntariado.


Segundo a curadora do curso, a gestão de projetos de voluntariado implica em criar condições para a realização do trabalho, com o cuidado de envolver todos em uma rede de agentes de transformação. “É preciso lembrar sempre que o voluntário está priorizando um tempo da vida dele, que poderia ser dedicado a estudos, família ou diversão, para estar ali na atuação voluntária”, ressalta Silvia.


Dividido em oito módulos, o curso aborda a importância do planejamento e a definição dos objetivos, a maneira de recrutar, integrar, fidelizar e traz ainda uma reflexão fundamental sobre o valor do voluntariado e os caminhos para o futuro, como inovação e tendências. “Um roteiro para inspirar e construir programas de voluntariado organizados e transformadores para quem recebe e quem pratica”, destaca Silvia sobre o curso.


Para se inscrever, clique aqui e acesse todo o conteúdo na plataforma da Escola Aberta do Terceiro Setor.