Como conseguir e manter voluntários?


No último Diálogo do Dia de Doar, Silvia Nacchace contou como atrair e manter voluntários para impulsionar o Dia de Doar. Confira abaixo algumas dicas:


5 dicas para fidelizar voluntários


1 - Esteja sempre preparado(a)! Organize-se


Tem bastante gente querendo se voluntariar. É necessário estar preparado para receber essas pessoas de forma organizada.


É preciso que todas as pessoas da sua OSC estejam alinhadas com a presença desses voluntários, de líderes a gestores, para que eles se sintam parte da instituição.


2 - Alinhe expectativas: forme um time!


O tempo que cada voluntário dedica para sua causa é um investimento que não tem retorno. Por isso, tente proporcionar trocas de experiências que sejam significativas.


A criação de times de trabalho pode ser uma ótima opção para fomentar essa troca e para a criação de laços mais profundos, que o ajudarão a manter contato com suas atividades para encontrar os amigos queridos.


3 - Comprometa-se e receba com alegria


Em média, 12% dos voluntários brasileiros reservam 18 horas por mês para ser voluntário. Isso significa que somente 12% dos voluntários brasileiros doam 18 bilhões de horas por ano.


Essas horas são, certamente, o bem mais precioso que o indivíduo oferece às causas. É importantíssimo respeitar esse tempo, tratando-os com alegria e compromisso.


4 - Comunique-se de forma assertiva e amorosa


Entenda qual é a melhor forma de conversar com seus voluntários. Saiba bem com quem está conversando quando for convidar para alguma ação específica.


Cada pessoa é única em sua disponibilidade de tempo, tipo de ação que realiza, território que impacta, etc. Lembre-se de acordar com cada um qual é o melhor meio de conversarem. Seja sempre afetuoso(a).


5 - Reconheça e mostre resultados. Seja agradecido(a)!


É importante compartilhar resultados das atividades que foram desenvolvidas pelos voluntários.


Todos nós nos alegramos ao saber que nossos esforços são reconhecidos e efetivos, então não deixe de compartilhar esse sentimento.


Fonte: Dia de Doar