Cartilha explica o funcionamento do Mapa das OSCs

O Mapa das Organizações da Sociedade Civil é mantido pelo Ipea e reúne dados de OSCs de todo o Brasil

Foto: Anna Pascale (Unsplash)

Por: Mariana Lima


O Mapa das Organizações da Sociedade Civil é um portal colaborativo de transparência pública, que reúne dados das OSCs que atuam por todo o país.


O objetivo da plataforma é disponibilizar de forma gratuita e sistemática as informações consolidadas sobre organizações sem fins lucrativos que se dedicam a diferentes causas.

No início de fevereiro deste ano, o Mapa divulgou uma cartilha para explicar o funcionamento da plataforma. O material foi desenvolvido com diversas ilustrações e trabalha com uma linguagem acessível.


Ao longo das 10 páginas que compõem a cartilha, o leitor descobre a origem e as características do Mapa, as formas de abastecimento das informações, o público-alvo e o conteúdo.


Essa é a segunda edição do material, que visa atingir membros de OSCS e demais públicos ligados a elas, ressaltando a importância de abastecer o banco de dados da plataforma.


A nova versão foi produzida com base nas dúvidas e sugestões enviadas por membros de organizações através do ‘Fale Conosco’.


O Mapa entrou no ar em 2016 por meio do Decreto 8.726/2016, que regulamentou a Lei 13.019/2014, o Marco Regulatório das OSCs (MROSC). A gestão do Mapa é realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


Para acessar a plataforma, clique aqui.


Para baixar e ler a cartilha, clique aqui.


Fonte: Observatório do 3º Setor

  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Twitter
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube
  • Ícone branco do Instagram

Contate-nos

© Escola Aberta do Terceiro Setor | Todos os direitos reservados