Aplicativo brasileiro mapeia pontos culturais acessíveis nas cidades


Foto: Divulgação

Por: Mariana Lima


O aplicativo Vem CA foi desenvolvido com o objetivo de ampliar o acesso às programações culturais acessíveis para públicos com algum tipo de deficiência (auditiva, visual, física ou cognitiva).


Criado pela ONG Escola de Gente, que é referência no país em relação a acessibilidade, o app tem como missão mapear onde e quais são as alternativas culturais acessíveis no Brasil, proporcionando uma maior facilidade para que as pessoas alcançarem esses serviços.


A iniciativa da ONG busca chamar a atenção tanto das famílias que vivenciam alguma deficiência, mas principalmente, da sociedade em geral, lançando o seguinte questionamento: Como e onde as pessoas com deficiência podem ou estão consumindo cultura?


Por enquanto o aplicativo só apresenta o mapeando de serviços e locais em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O app apresenta opções como teatro, literatura, cinema, museus, circo, e muitas outras de acordo com sua oferta de inclusão.


O funcionamento do app é construído de forma colaborativa, tornando fundamental que o usuário se engaje para mapear as atividades.


No total, são 12 tipos de atividades culturais em diversas linguagens artísticas, e 12 recursos de acessibilidade, como assento acessível, audiodescrição, rampas, e piso tátil, possíveis de se classificar no aplicativo. A acessibilidade em banheiros gratuitos também é mapeado.


O app também foi desenvolvido para ser acessível durante a navegação. A interface da ferramenta oferece transcrição do conteúdo para a língua de sinais, botões maiores para poder ser manuseado com uma mão só, cores e constaste para facilitar a navegação de pessoas com baixa visão ou daltonismo.


A utilização de ícones visuais busca facilitar a compreensão de pessoas com deficiências intelectuais e/ou psicossociais.


O aplicativo Vem CA é oferecido de forma gratuita, e está disponível para download em todos os modelos de Smartphone.


Fonte: Observatório do Terceiro Setor

  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Twitter
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube
  • Ícone branco do Instagram

Contate-nos

© Escola Aberta do Terceiro Setor | Todos os direitos reservados