A vida terrestre depende da biodiversidade

Em mais um episódio da série ODS e Terceiro Setor, a especialista Andreia Lima fala sobre o ODS 15 – Vida Terrestre – que tem como propósito proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e a perda da biodiversidade.


A especialista ressalta que o Brasil é o país mais biodiverso do planeta. “Nós temos seis biomas. A Caatinga, por exemplo, está presente somente no Brasil. Outro exemplo é o Cerrado, que apesar da aparência de seca, desempenha grande importância. Costumamos dizer que ele é uma floresta de ponta cabeça: a importância desse bioma não está nas copas das árvores, mas sim no subsolo, ele possui raízes muito profundas que faz com que a água permeie o solo e fique no subsolo. Os principais aquíferos existem graças ao cerrado, então qualquer influência que a gente tenha nesse bioma, acaba gerando consequências para o país inteiro”, explica.


Sobre a Amazônia, Andreia diz que é um bioma que também é conhecido por ter rios aéreos. “Graças as árvores frondosas, as folhas evaporam a água que fica disponível no ar, com isso a umidade chega para as regiões sul e sudeste. Se não houvesse a Amazônia, essas regiões seriam um deserto, portanto havendo desmatamento nessas áreas, consequentemente haverá problemas ambientais para essas e demais regiões”, concluiu a especialista.

ODS e Terceiro Setor é o tema da nova temporada da Escola Aberta Explica, série publicada no canal da Escola Aberta do Terceiro Setor no YouTube. Neste espaço, diversos especialistas falam sobre as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS, e a Agenda 2030 para as nossas ações como indivíduos e profissionais atuantes no Terceiro Setor. 


Acompanhe no canal da Escola Aberta do Terceiro Setor no Youtube os episódios inéditos todas às terças e quintas-feiras sobre os ODS e Terceiro Setor. Inscreva-se e ative as notificações para não perder nenhum conteúdo. Também estão à disposição outros vídeos especiais, com a contribuição de respeitados profissionais do Terceiro Setor que trazem temas fundamentais para o dia a dia das organizações da sociedade civil.