A sinergia entre marketing, comunicação e captação de recursos

Na plataforma da Escola Aberta do Terceiro Setor, o aluno tem acesso gratuito ao curso Marketing, Comunicação e Captação de Recursos, ministrado por Flavia Tenenbaum. A especialista em captação de recursos, compartilha seu conhecimento que ultrapassa 15 anos de experiência em comunicação e arrecadação de recursos em organizações de diversos portes.  


Flavia fala sobre o dia a dia do captador e conversa a respeito de marketing e comunicação nas organizações da sociedade civil, destacando que a marca deve ser reconhecida e compreendida dentro do seu nicho de atuação. “Isso ajuda muito na captação, o investidor precisa ter segurança na sua marca e no que você oferece, nos dias atuais não dá mais para atuar no improviso, precisa de planejamento para ter sucesso”, explica.


Entre outros pontos, ela aborda questões importantes para o sucesso da captação como o planejamento estratégico, o entendimento da causa da OSC e a sinergia que precisa acontecer entre o captador e as demais áreas da organização. “A comunicação deve estar alinhada e a organização precisa dizer a mesma coisa para todos os públicos. O alinhamento deve ser bem feito para que não haja divergência de”, destaca a especialista.


Flavia destaca também que a captação de recursos é um tipo de venda e consequentemente está atrelada ao marketing e comunicação. “A gente vende uma causa e é fundamental que a meta esteja estabelecida e a comunicação alinhada com uma estratégia bem clara de como chegaremos ao resultado final”, finaliza.

Para entender mais sobre o tema, acesse o conteúdo completo em Marketing, Comunicação e Captação de Recursos, na plataforma da Escola Aberta do Terceiro Setor.