A importância da avaliação nas iniciativas sociais


Implantar processos de avaliação é uma estratégia fundamental para gerar informações sobre a qualidade, eficácia e a efetividade dos programas realizados pelas organizações. Olhar para as práticas do dia a dia de forma analítica representa algo intenso e exigente, mas pode disparar transformações importantes.


As dúvidas emergentes ao longo do processo são inúmeras, afinal, como se define os modelos de avaliação, formulação de perguntas, escolha de metodologias, elaboração de relatórios, apresentação de resultados? E, posteriormente, como conduzir a utilização das informações em benefício dos projetos?


Sobre esse assunto a Escola Aberta do Terceiro Setor oferece gratuitamente o curso Avaliação de Iniciativas Sociais, coordenado pela equipe da Move Social, que tem como objetivo apoiar os passos introdutórios no campo da avaliação, trazendo elementos para desenvolver uma cultura avaliativa dentro da sua organização, adequando-a com cada realidade. Os professores defendem que uma avaliação bem executada pode ampliar e qualificar o impacto social positivo de organizações, ecossistemas, redes e alianças.


Para acessar o conteúdo completo gratuitamente e aprender ainda mais sobre teoria da mudança e avaliação participativa de programas e serviços, inscreva-se em ead.escolaaberta3setor.org.br.