A ética e a remuneração do Captador de Recursos


Está disponível na plataforma da Escola Aberta do Terceiro Setor o curso on-line Ética e Remuneração do Captador, ministrado por João Paulo Vergueiro, diretor executivo da ABCR, Associação Brasileira de Captadores de Recursos.

Os princípios éticos fazem parte do cotidiano de uma sociedade. A palavra ética é derivada do grego e significa modo de ser. Quando há referência profissional é comum ouvir os termos: ética médica, ética jornalística, ética empresarial, ética pública, entre outras. Os captadores de recursos não fogem à regra e os profissionais estão sempre atentos às novidades para melhoria de suas Organizações.

O professor JP convida o aluno a refletir a respeito do tema, apresentando os códigos de ética que inspiraram o Código de Ética e Padrões da Prática Profissional, versão desenvolvida para a realidade brasileira, e que traz ênfase para os princípios do captador e direito do doador. O curso também aborda a questão da remuneração e do vínculo de contratação dos profissionais que se dedicam a mobilizar recursos para as causas das milhares de organizações em todo o país.

O captador de recursos é um profissional fundamental no Terceiro Setor e em 2021 a profissão se tornou oficialmente reconhecida, a partir da sua inclusão no Código Brasileiro de Ocupações – CBO, realizada pelo Ministério da Economia. Por isso, o conteúdo do curso é uma oportunidade de estudo não apenas para captadores de recursos, mas também para gestores de organizações da sociedade civil.

Para conhecer um pouco mais do conteúdo do curso você pode ouvir o episódio sobre o tema no podcast da Escola Aberta do Terceiro Setor e para fazer sua matrícula e ter acesso gratuitamente às aulas e ao material complementar do curso clique aqui.