1° Congresso Valeparaibano do 3° Setor será realizado em 22 de agosto

Evento reunirá organizações do terceiro setor para discutir os desafios da área, estratégias, parcerias e captação de recursos


Por Ana Clara Godoi


O 1° Congresso Valeparaibano do 3° Setor, evento para entidades do terceiro setor que buscam fortalecer suas atividades, será realizado no dia 22 de agosto, em São José dos Campos, São Paulo. Promovido pelo Instituto Alpha Lumen (IAL), organização de impacto social, o encontro acontecerá das 9h às 17h, no Hotel Nacional Inn.


A participação é gratuita e pode ser feita através do link. O 1° Congresso Valeparaibano do 3° Setor contará com quatro painéis: Grandes Dicas e Grandes ONGS; Agenda 2030 – ODS e ESG; Desafios e Oportunidades das ONGs no Brasil pós-pandemia; Captação de Recursos e Parcerias Estratégicas.


“Será um encontro para debater os entraves da burocracia existente em busca de aprovação e captação de recursos, posicionamento e relacionamento das entidades perante ao poder público, aos empresários e a comunidade. Tudo relativo às operações inerentes ao processo de crescimento e manutenção das ONGs”, comenta Marcos Diniz, do setor de Comunicação do Instituto Alpha Lumen.


Para o Instituto, os debates do evento são essenciais para atender à demanda e auxiliar as entidades do terceiro setor em qualquer dificuldade decorrente da pandemia.


A organização espera a participação de 120 pessoas da região do Vale do Paraíba, entre organizações da sociedade civil, captadores de recursos, empreendedores sociais e especialistas do terceiro setor.


Instituto Alpha Lumen

O Instituto Alpha Lumen busca atender estudantes de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade através de ações educativas. Além disso, o IAL realiza pesquisas nas áreas de educação, altas habilidades, socioemocional e cibercultura.


“Trabalhamos com jovens e crianças em condições de vulnerabilidade, formando lideranças capazes de refletir a construção da própria história e impactando positivamente seu entorno e alcançando ações no mundo”.


Uma das principais ações do Instituto Alpha Lumen é o Projeto Escola. A iniciativa abraça a individualidade das crianças e adolescentes com altas habilidades e proporciona uma estrutura educacional onde esses jovens possam desenvolver seu potencial. Dos 450 aprendizes do Projeto Escola, 70% são bolsistas parciais ou integrais.


Fonte: Observatório do Terceiro Setor