É possível acabar com a pobreza, miséria e a fome no planeta?

ODS e Terceiro Setor é o tema da nova temporada da Escola Aberta Explica, série publicada no canal da Escola Aberta do Terceiro Setor no YouTube. Neste espaço, diversos especialistas falam sobre as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS, e a Agenda 2030 para as nossas ações como indivíduos e profissionais atuantes no Terceiro Setor.


No primeiro episódio da série, a especialista Silvia Naccache fala sobre o ODS 1 – Erradicar a pobreza – e traz uma importante reflexão de que é possível acabar a curto prazo com a miséria do nosso planeta. Silvia explica que os ODS são uma agenda, um compromisso de todos para que possamos atingir os 17 objetivos que almejam a construção de um mundo melhor. “Os objetivos não são uma lista, eles estão interligados, conectados e para erradicar a pobreza precisamos de todos eles”, explica. 

 

Ela destaca também a necessidade de observar algumas questões importantes sobre o conceito de pobreza. Segundo as Organizações das Nações Unidas (ONU), são pessoas que vivem com cerca de 9 reais por dia, atualmente essas pessoas somam mais de 3 bilhões em nosso planeta. “E existe uma grande população no mundo, que vive em pobreza extrema, com um pouco mais de 4 reais por dia, e já somam mais de 1 bilhão nessa situação. Os dados são alarmantes”, destaca.


“Precisamos nos atentar a três aspectos que mostram a importância dos ODS: o primeiro é proporcionar para essas pessoas, em especial, o básico: água e alimento. O segundo é o acesso à educação e saúde. O terceiro são as oportunidades, garantia de direitos, liberdade e o trabalho. Sem essas questões nós não iremos conseguir erradicar a pobreza”, finaliza a especialista.

 

Acompanhe no canal da Escola Aberta do Terceiro Setor no Youtube os

episódios inéditos todas às terças e quintas-feiras sobre os ODS e Terceiro Setor.

Inscreva-se e ative as notificações para não perder nenhum conteúdo. Também estão

à disposição outros vídeos especiais, com a contribuição de respeitados profissionais

do Terceiro Setor que trazem temas fundamentais para o dia a dia das organizações da

sociedade civil.

Para saber mais sobre esse tema inscreva-se gratuitamente no curso Os Objetivos de

Desenvolvimento Sustentável e o Terceiro Setor, produzido em parceria com a Abraps,

Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, na

plataforma de cursos online e gratuitos da Escola Aberta do Terceiro Setor.