Dia de Doar 2025 reforça cultura de solidariedade em todo o país - Escola Aberta do 3º Setor

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda e aceita nossa Política de Privacidade.

Se preferir, informe quais cookies você permite utilizarmos clicando aqui.

Política de Cookies

Cookies são arquivos que auxiliam no reconhecimento do seu acesso ao site. Para personalizar e melhorar sua experiência, sugerir conteúdos de acordo com seu perfil, e facilitando a navegação de forma segura. Abaixo, temos a descrição de quais são os tipos de Cookies que usamos . Caso tenha dúvidas, acesse a nossa Política de Privacidade.

Tipos de Cookies que usamos

Essenciais

Estes cookies são imprescindíveis para a operação do site. A opção de usá-los vem selecionada por padrão, pois sem eles, a navegação fica comprometida e você não consegue aproveitar algumas funcionalidades básicas que o nosso site oferece.

Escola Aberta do Terceiro Setor

Cursos

Notícias

Link copiado para área de transferência

Para fazer essa ação você precisar estar logado na plataforma.

O Dia de Doar 2025, marcado para 2 de dezembro, será realizado em um contexto de crescimento da cultura de doação no Brasil, impulsionada pelos resultados positivos registrados em 2024. A campanha, versão brasileira do movimento global Giving Tuesday, mobiliza organizações sociais e a população para estimular contribuições financeiras, voluntariado e apoio a causas após o ciclo comercial da Black Friday e da Cyber Monday.

Dados da Pesquisa Doação Brasil 2024, conduzida pelo IDIS em parceria com a Ipsos, mostram que os brasileiros doaram R$ 24,3 bilhões no último ano, o equivalente a 0,21% do PIB. Apesar da redução no total de pessoas que declararam fazer doações – de 84% em 2022 para 78% em 2024 -, o valor da mediana subiu para R$ 480, indicando um comportamento de doação mais estratégico e consistente. O estudo aponta ainda aumento na proporção de doadores institucionais, que apoiam ONGs e projetos socioambientais: passaram de 36% para 43% em dois anos.

A pesquisa também revela um público mais criterioso e atento. Segundo o levantamento, 86% dos entrevistados afirmam escolher com mais cuidado as causas que apoiam, e 83% buscam informações antes de doar, o que reforça a crescente demanda por transparência das organizações sociais. A confiança segue sendo um fator decisivo: 81% das pessoas disseram que esse é o principal motivador para contribuir, mas apenas 30% acreditam que a maioria das ONGs seja confiável. As regiões Norte, Sul e Centro-Oeste tiveram maior índice de doações diretas, impulsionadas por desastres e emergências recentes.

Nesse cenário, o Dia de Doar ganha relevância ao incentivar a transição do engajamento emergencial para uma cultura de doação contínua, fortalecendo a sustentabilidade financeira de iniciativas do terceiro setor e estimulando vínculos de confiança entre doadores e organizações.

(Redação ONG News)